Rizotomia pulsada em gânglio cervical e lombar

Rizotomia pulsada em gânglio cervical e lombar

Este novo procedimento é utilizado como tratamento de diferentes doenças relacionadas à dor na coluna. Trata-se de uma forma diferente de radiofrequência onde não ocorre lesão do alvo, mas sim uso de estimulação elétrica na tentativa de modular/regular a estrutura/nervo responsável pelos sintomas de dor.

O procedimento é feito também de maneira minimamente invasiva através de agulhas/cânulas de maneira bem similar à radiofrequência convencional, podendo ser indicado para:

– Radiculopatias cervicais e lombares secundárias à hérnia de disco

– Dor miofascial

– Cefaléia crônica : estimulação de nervos occipital e supra-orbitário

– Neuralgia occipital

Neste procedimento o paciente elevado ao centro cirúrgico, sob assepsia e antissepsia e é realizado anestesia local nos tecidos por onde a agulha irá passar para alcançar o nervo responsável pela dor(raiz nervosa cervical, raiz nervosa lombar , nervo occipital). O médico então introduz , guiado por raios-x , uma cânula cuidadosamente até o alvo.

Posteriormente um eletrodo é colocado dentro das cânulas e é realizada estimulação para confirmar a correta posição do eletrodo.

Após a confirmação o médico realiza estimulação por radiofrequência pulsada sobre a estrutura nervosa

Após o fim do procedimento a cânula e eletrodo são retirados e o local coberto com pequeno curativo. Usualmente os resultados ocorrem após 3-4 semanas após a realização do procedimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *