Rizotomia facetária lombar e cervical

Rizotomia facetária lombar e cervical

Tiago-freitas-Neurocirurgiao-tratamento-dor-rizotomia-facetaria-cervical

Tiago-freitas-Neurocirurgiao-tratamento-dor-rizotomia-facetaria-lombarEste procedimento minimamente invasivo, também chamado de neurotomia por radiofrequência das facetas LOMBARES , ou simplesmente radiofrequência LOMBAR, diminui ou elimina a dor em coluna LOMBAR causada pela lesão/degeneração das facetas cervicais através da interrupção dos sinais dolorosos transmitidos pelo ramo medial que inerva as articulações da coluna.

Neste procedimento o paciente é colocado em posição de barriga para baixo, sob assepsia e antissepsia e é realizado anestesia local nos tecidos por onde a agulha irá passar para alcançar as facetas articulares. O médico então introduz , guiado por raios-x , uma cânula cuidadosamente até as facetas articulares responsáveis pela dor cervical. Posteriormente um eletrodo é colocado dentro das cânulas e é realizada estimulação para confirmar a correta posição do eletrodo, para que ele realmente esteja apenas no nervo medial que inerva as articulações.

Após a confirmação o médico realiza a lesão por radiofrequência do ramo medial, visando interromper a sua comunicação com o cérebro e consequentemente interromper os sinais de dor da articulação, bloqueando o estimulo doloroso.

Após o fim do procedimento a cânula e eletrodo são retirados e o local coberto com pequeno curativo. Usualmente os resultados ocorrem após 3-4 semanas após a realização do procedimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *