Espasticidade – Causas e Tratamentos

Espasticidade – Causas e Tratamentos

Espasticidade é uma desordem motora que cursa com o aumento involuntário do tônus muscular e dos tendões (os tecidos flexíveis que conectam as articulações aos músculos). Na espasticidade os músculos deixam de obedecer o correto comando do cérebro e se tornam hiperativos, com contrações anormais e muitas vezes sustentadas e os reflexos exagerados.

Os problemas de movimento incluem contrações repetitivas dos músculos, aumento do tônus muscular , aumento dos reflexos tendinosos, espasmos musculares. A presença de contrações musculares sustentadas pode levar à deformidades de articulações e até mesmo deformidades corporais

Pode ser causada por qualquer lesão cerebral ou medular, geralmente evoluindo gradualmente após a lesão inicial. A espasticidade não ;e um fenômeno estático , apresentando diferentes características durante o dia, sendo influenciada pelo sono, dor, processos inflamatórios, infecção urinária, estado emocional.

Como causas de espasticidade podemos citar:

– Acidente Vascular Cerebral

– Esclerose múltipla

– Lesão medular traumática

– Trauma Craniano

Tratamento

É extremamente importante o reconhecimento e o tratamento precoce da espasticidade. O uso de medicações orais(baclofeno, dantrolene, tizanidina) é a terapia de escolha inicial ,associada à atividade fisioterápica contínua.

Espasticidade concentrada em determinadas áreas do corpo pode ser tratada com uso de toxina botulínica . Esta terapia deve ser iniciada antes da ocorrência de deformidades das articulações

Nos casos de espasticidade que não responde aos tratamentos com medicações orais ou cujo grupo muscular seja muito grande para o uso de toxina botulínica o uso de terapia com dispersão de medicações via intratecal (ou seja medicação direta na medula espinhal) deve ser aventada como possibilidade de tratamento. O uso do sistema de infusão intratecal é um tratamento a longo prazo que oferece a administração contínua e programável para a redução da espasticidade.

SAIBA MAIS sistema de infusão intratecal

SAIBA MAIS Estimulação Cerebral Profunda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *