Bloqueio facetário lombar e cervical

Bloqueio facetário lombar e cervical

Tiago-freitas-Neurocirurgiao-tratamento-dor-bloqueio-facetario-lombar

Tiago-freitas-Neurocirurgiao-tratamento-dor-bloqueio-facetario-lombarCada vértebra na coluna vertebral é conectada uma à outra pelas articulações denominadas facetas articulares, as quais podem ser responsáveis pelo quadro de dor crônica na coluna cervical ou lombar. O bloqueio destas articulações, chamado de bloqueio facetário pode ser diagnóstico e/ou terapêutico no tratamento desta condição dolorosa.

Para o bloqueio da articulação facetária lombar o paciente é levado à sala de procedimentos em posição deitada de barriga para baixo, sob anestesia local e sedação leve. Utilizando raios-x intra-operatório é localizada a articulação de coluna lombar e uso de agulha para a injeção de uma solução contendo anestésicos locais e / ou anti-inflamatórios esteroides sobre a articulação. Após o bloqueio , caso a articulação seja o real sítio da dor lombar haverá alívio significativo da mesma.

No caso de um bloqueio terapêutico, ou seja , para tratamento da dor facetaria, os anti-inflamatórios usualmente levam de 5 à 10 dias para iniciar o seu efeito analgésico local

Para o bloqueio da articulação facetária cervical o paciente é levado à sala de procedimentos em posição deitada de barriga para baixo, sob anestesia local e sedação leve. Utilizando raios-x intra-operatório é localizada a articulação de coluna lombar e uso de agulha para a injeção de uma solução contendo anestésicos locais e / ou anti-inflamatórios esteroides sobre a articulação. Após o bloqueio , caso a articulação seja o real sítio da dor lombar haverá alívio significativo da mesma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *